quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OGUN WARÍ É UM FEITICEIRO.





Esse é um Ogun que causa muita polêmica, pois é confundido com Onire e Alagbedé que são caminhos de Ogun agitados, brutos e violêntos, mas Warí é o oposto.

Ogun Wari nasce pelos caminhos dos Odu's Ose e Irosun e come com Esú, Yemoja e Osun.
Ogun era filho de Yemoja e Obatalá. Com sua mãe aprendeu os segredos das Agbá e com seu pai os segredo do Orun. Ele se tornou um poderoso feiticeiro. Por ter sido criado no palácio de Olofin ele adquiriu nobreza, bons modos e disciplina. Warí era um homem belo e bem conservado, e mesmo sendo da realeza ele tinha sede de aventura, de emoção, por isso um dia ele abandona o palácio e vai viver como um simples caçador nas matas.
No tempo em que wari morava no palácio, ele com suas bruxarias matava a todos que se opunham a ele e a sua família, e isso lhe o none de "Ologun" (senhor da guerra) pois ele vencia a todos com sua magia negra, mais isso também lhe deu muitos desafetos que tinham rancor dele e desejavam vingança e ao saber que Wari agora estava sozinho nas matas os inimigos se uniram para ataca-lo.
Wari então se viu sozinho na floresta cercado de inimigos sedentos de seu sangue, e ele tentou enfrentar o bando mas eram homens demais, era impossível um único homem derrotar tantos, e com essa desvantagem ele foi ferido e teve de fugir.
Na floresta ele então ele encontra Osun, que o vê sangrando e percebe que ele esta sendo seguido, o leva para  sua casa e cura as seus ferimentos.
Osun se encantou com a beleza dele e ele ficou fascinado por ela, decidiram se casar.
Warí sabia forjar metais, e então fez as ferramentas de Osun e cobre dourado e ouro e as sua mãe Yemoja em prata e aço. Os preciosos Idés de Osun foi quem fez e ela ostenta até hoje essas jóias que fazem parte de seu fundamento.
Warí foi o ultimo marido de Osun, deste ela não se separou, graças a paciência de Ologun Warí eles estão juntos até hoje.
Asé!

Warí se veste de verde claro, azul claro e vermelho, todos seus metais são dourados. Usa Abebê, Espada e escudo. Nunca se vestiu de Mariwo, ele sempre usou as roupas  finas da realeza. Dança Batá, Adabi e Ijesá, come os mesmos pratos que Osun, mas também os tradicionais de Ogun.
Ogun Warí é letal sem usar de brutalidade.

Ogun ye!

12 comentários:

Babalorixá Júlio de Ogun disse...

Adorei a história .
Vocês estão de parabéns ..
Me descreveram certinho por isso que fui feito deste senhor maravilhoso. .

Unknown disse...

Nossa! Não tem como dizer que não sou desse senhor.

Unknown disse...

Meu Pai! Que orgulho Patacori Ogum!

Unknown disse...

Meu orixa tenho orgulho

Unknown disse...

Fui feito a 49 anos desse ogun é só conheci uma pessoa desse ogum

Unknown disse...

Ogum Aires minha vida grata por ser sua filha. Asé

Unknown disse...

Não seria eu se não fosse deste orixa

Unknown disse...

Minha Vida e meu Orixa sou muito feliz por ser Filha desse Orixa

Unknown disse...

Como é bom ser filho de babá Ogum, explicado por eu ser assim me.descreveu por inteiro

Unknown disse...

Amo meu orixá
Ogun wari é pai
Ase a todos
Sucesso e progresso !

Unknown disse...

Asé

MARCOS NOTURNO disse...

acabei de saber que o Ogum que vai me carregar é Ogum wari.

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas