sábado, 30 de janeiro de 2016

OYÁ GERÈ, SENHORA DOS TROVÕES.


Oyá Gere (se pronuncia Guerê) é uma Oyá muito rara e misteriosa.

Se conta que Oyá lançava raios pela boca, e ao lançar o raio acoava um estrondo gigantesco, um trovão. Porem Oya de tanto lançar raios pela boca perdeu a sua voz humana e dai por diante tudo o que falava ecoava alto e forte como um trovão, por isso é hábito quando se ouve um som de trovão se dizer "HEPA HEY IANSÃ".

Oyá Gere é aquela Oyá que quando da seu ilá da um grito tão alto que o som de sua voz ultrapassa o atabaque. O símbolo desta Oyá são as nuvens escuras de Tempestade.

"Koro koro koro, Oyá Koro Ilê, Oya Biyi Orô, Oya Oyá Koro Ilê"
(Estrondo, Estrondo, Estrondo, Oyá fez um Estrondo dentro da casa, Oya nasceu com um Segredo, Oyá fez um Estrondo dentro da casa.)

Oyá Gere é cultuada como Igbalé. 
Se veste de Branco e Rosa Claro, suas ferramentas são Mariwo, Abayomi, Erusin, Idá, Afefé e Iwo.
Tem fundamento com Osalufon, Ogyan, Ayrá e Odé.

HEPA HEY!!!


35 comentários:

Tom Oloore disse...

Oyá Gere não é uma qualidade de Oyá, mais um Orukó de gente famosa que vira qualidade?

Oyá Guere era o Orukó de finado Pai Bobo de Iyansã, Descendente do Asé Osumare e que tinha casa aberta em São Paulo

Unknown disse...

Quem é o juntó dela de oya gere

Unknown disse...

Oxóssi

Unknown disse...

Eu descobri, o junto dela não é oxossi e sim ogum, ela em algumas casas não é cultuada e cultua ela como oyá logunere que essa sim o junto e oxossi
Mas essa é oyá e ogum, e a bênção

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alguém pode me dizer alguma coisa sobre Oya Igbalè Niloqüe?

Unknown disse...

Exatamente. Sou de Oyá Guerê e meu juntó é pai Ogum. Um orgulho imenso em ser filha desses orixas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou de oya gère e meu junto e Xangô !!!

Anônimo disse...

alguem min imforma mais sobre essa iansa gere

Unknown disse...

Oyá gere era a qualidade de pai bobó,esse caminho se Oyá tem fundaments em.tres caminhos

Unknown disse...

Oyá gere o junto tanto pode ser Ogum ou Oxossi o fundamento está no terceiro e quarto santo dessa Iaba muito mistériosa e pegigosa

Unknown disse...

Existe outra lenda de oya guere ?

Unknown disse...

Tenho um amigo irmao que e de oyácom ode e de oyá quere mas querer tambem cultuada como oyá igbale

Unknown disse...

Sou de oyá guere com ode

Unknown disse...

Sou de oyá guere com ogum. Qual o fundamento de o boneco vir amarrado nas vestes dessa oyá.

Unknown disse...

Qual a comida desse orixá como se prepara?

Unknown disse...

Qual a comida desse orixá como se prepara?

Unknown disse...

Qual a comida desse orixá como se prepara???

Unknown disse...

O segredo de Oyá guere está no terceiro santo,tanto Ogum ou Oxossi pode ser k junto mais TD está nas mãos do terceiro santo e quem é de Oyá Gere sabe qual é o fundamento dessa tava que entre como terceiro santo e caminho dela a bença a todos .......

Eva disse...

Essa qualidade é a da Iansã que "cuidou" de Logun?

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre Oyá Gere ,não se encontra quase nada dela

Giu snow disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou de oya, oxum e Oxossi nessa ordem, nesse caso sou oya gere?

Keke disse...

Olá, sou de Iansã Gere e meu segundo santo é meu pai Oxossi.. Gostaria de saber mais sobre ela, lendas, personalidade.. Não tem muita informação o que me deixa chateada.

Thay disse...

Fui feita de Oya com Ogun, meu terceiro santo é Yemonja
Não sei minha qualidade, creio que é essa

Unknown disse...

Sou de oya guere e o meu junto e oxossi amo esse meu orixa

Samantha disse...

Eu também 🙏🙏

Unknown disse...

Por favor gostaria de saber mais sobre Oya Guere??????

Anônimo disse...

Não, por ser de oya e osun, você pode ser de onira!
Não estou confirmando , estou falando , pode ser !
Só no jogo de búzios que se dá caminho de orixá !

Anônimo disse...

Não a que cuidou de Logum é Oya Loguneré

Anônimo disse...

Eu sou de Oyà guere com Oxóssi, asè 🔥❤️

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas