quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OYA IGBALÉ FUNAN


Funan é uma das 9 divindades Feiticeiras Igbalé que provém de Oyá pelo Odú Òsá Méjì. 
O total sao nove feiticeiras:


1) OYA EGUNITÁ 
2) OYA FUNAN
3) OYA FURÉ 
4) OYA PADÁ 
5) OYA GERE
6) OYA FAKAREBÓ 
7) OYA ADAGAMBÁRA
8) OYA LEYÉ 
9) OYÁ TONIMBÉ 

IBÁ FUNAN: Seu assentamento é feito com um tacho de cobre forrado com folha de akokô, nove pratos de barro, uma panela de barro, nove hastes de Bambu amarelo, um Ota, Nove búzios abertos e nove fechados, nove moedas de prata, dezoito idés de cobre, favas e folhas de Oyá, pó Ossum, nove leques de palha, nove colheres de pau e efun (o zelador pode optar por acrescentar mais intens caso a Yawo necessite).
O osé deste ibá so pode ser feito com água de chuva, visto que Funan é Orisa das tempestades.

O ibá de Oyá Funan permanece nove ou dezoito dias no quarto consagrado a EGUN, após esse resguardo se leva o assentamento para o Bambuzal amarelo, onde se é feita uma grande oferenda para Oya Funan e todas as Igbalé, e so assim ela poderá voltar para o ilê sendo deixada agora no quarto das Ayabas.

Funan se veste de branco e usa palha e cabaças em sua roupa assim como tambem sua boneca Abayomí.

"Ogo mi ano gbogbo gún, Òrìsà mi abaya Oya ewa O’yansa"
(Protege-me sempre com seu
poderer de cura, Rainha e espírito guardião. És o espírito do vento, mãe dos nove Ancestrais.)

FUNAN: AYABÁ DAS TEMPESTADES, NUVENS E VENTOS GÉLIDOS.

A maioria dos caminhos de Oya nasceu de Orisa Dankó, Odulecê, Nanã ou Obatalá, porem IGBALÉ FUNAN é filha  de BAROMÚ e BORÓSIA, que são deidades das correntes de ar da terra e das correntes de ar que vem do mar. O encontro dessas correntes faria a tempestade FUNAN.

Mesmo sendo uma OYÁ, FUNAN não é chegada a Dendê. Seu Akarajé deve ser frito em Ori ou Óleo de coco. 

HEPA HEY!

47 comentários:

Unknown disse...

Qual o junto com de oyá funan

Carla disse...

Boa tarde essa Oyá pode colocar cor ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Epahei Oyá


Igbalé e apenas branco....

Unknown disse...

Irmão, eu sou de Oya Funan, meu djunto é Osogiyon, mas ela pode caminhar com Omolu ou Ogun também... Apenas estes Orisà, que são Orisà ligados ao ritual do padê, dos Egungun

Unknown disse...

Jamais, apenas o branco

Unknown disse...

Linda minha mãe funan..
Mas mto perigosa.
Seus fundamentos tem q ser td certinho.

Unknown disse...

Como faço pra eu saber á qualidade da minha Oya igbale?

Unknown disse...

Depende sou feito de Oyá Financeiro meu adjunto é Ode.

Unknown disse...

Depende sou feito de Oyá funan meu adjunto é ode.

Unknown disse...

Sou de Oya funan e meu djunto e Ode também ...

Unknown disse...

Tem alguma qualidade de igable que só me dobrado

Unknown disse...

Tem alguma qualidade de igbalé que comer dobrado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim, o culto Igbale é um culto muito restrito e complexo, onde um simples erro pode danificar o Ase e os envolvidos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana disse...

Sou Funan, meu djunto tbm e odé. Ta certo? para essa qualidade?

Unknown disse...

Sou de oya funan mais meu djuntor e oxum,pode isso?

Unknown disse...

Sou de airá e meu djunto é funan

Denise Monjardim disse...

Boa tarde, qual a cor do fio d3 contas Dela?

Unknown disse...

Normal .. Marron

Unknown disse...

Inicie logum mais meu junto e funan

Unknown disse...

sou de obaluaie e juntò balè isso muda o arquetipo ??

Unknown disse...

Sou de Oya funan meu juntó e Oxóssi

Unknown disse...

Alguém aqui de funan já viu mãe com à foice ?

Masterson2007@gmail.com disse...

E natural ela também trazer oxosse

Masterson2007@gmail.com disse...

A senhora dos noves caminhos tem ligacoes com oxaguian omolu ogun e odé pois oxosse e caçador e feiticeiro

Masterson2007@gmail.com disse...

Divindades essas q tiveram grandes caminhos entre vida e morte

Anônimo disse...

Sou de Osumare com Essa Oya

Anônimo disse...

Sou de oyá funan porém carrego dois orixas como junto omolu e ogum

Anônimo disse...

Sim a minha usa uma foice

Anônimo disse...

Eu só de funan e meu ajunto e Omolu

Anônimo disse...

Depende da nação... As vezes marrom... As vezes vermelho

NILDA NOBRE disse...

Eu dou de Funan com Ayra.

Anônimo disse...

Sou de Oya Funan é Exu

Anônimo disse...

Só branco e sem brilho, se vesti-la de vermelho, ela solta os eguns

Anônimo disse...

É só jogar comigo

Anônimo disse...

Sim

Anônimo disse...

Marrom bem escuro

Anônimo disse...

Impossível, Logun não pega caminho de Igbale. Logun só pega Onira

Anônimo disse...

Sim, normal

Anônimo disse...

Não, porém Ìyá Iku Gbalé Fakarebo é Oya Igbale com Oya Iansã, por isso algumas pessoas acabam achando que essa qualidade cone duas vezes.

Anônimo disse...

Na realidade, você deveria ser de Onira

Anônimo disse...

Apenas algumas qualidades de Òsóòssi são feiticeiros

Anônimo disse...

Você deveria ser de Oyá Tope

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas