O VELHO IBUALAMA.



Primeiro de tudo, vamos esclarecer que não existe nenhum Orisá chamado "Oxóssi Ibualamo", o nome correto é ERINLÉ IBÚ ALÂMA, e como diz o nome se trata de Erinlé e não de Oxóssi.

Erinlé tem muitas qualidades. A palavra IBÚ Significa "submerso" e se refere a Erinlé ser um orisá patrono de um rio, ODÔ ERINLÉ. Veja as qualidades desse Orisá:

*IBÚ ALÂMA
*IBÚ OJOTÚ 
*IBÚ OWALÁ
*IBÚ ABATAN
*IBÚ MOKÍN
*IBÚ ONDÚN
*IBÚ ANÚ 
*IBÚ ASÚN NÀRA
*IBÚ ABADI
*IBÚ IJESÁ 
*IBÚ PAKOLO
*IBÚ IBUSAYN
*IBÚ AGBANDADÁ 
*IBÚ ELEYÉ 
*IBÚ APANLÁ 
*IBÚ OTIN

Inle não é qualidade e sim uma corruptela do nome Erinlé.

IBUALAMA é a fase onde Erinlé ja não caça mais, ele ja esta velho e vive a se alto flagelar com seu chicote Bilála. Ibualama ostenta o orgulho de seus dois filhos ja serem adultos e bravos guerreiros e caçadores, são OLOGUNEDÉ e YABÁ OTIN.

Ibualama não usa ofá, mas carrega uma lança afiada.

Ibualama se veste unica e exclusivamente de Branco, assim como o seu pai Orisá Okô.
É ligado a Osun Ipondá ,Yabá Abatan, Yemonja Assesun e a muitos Orisás.

Se conta que Erinlé sofreu uma injustiça em vida e então por sofrer uma grande desilusão, ele se transforma em rio, no fundo do rio volta a ser humano e então se flagela com seu chicote para afastar a amargura de ter sido injustiçado. 
Ibualama vive na parte funda e escura do rio, onde os homens não mergulham, pois sabem que Ibualama puxa e afoga quem invade suas águas.

A árvore jaqueira é tão importante em seu culto quanto no culto de Oxóssi, pois ambos seriam filhos de Ya Bambá.

Ibualama é Orisá da nação Efon e no candomblé Ketu foi tão descaracterizado que se tornou apenas um caminho de Oxóssi, mas ele no Efon ainda é o grande Odé da cidade de Ilobú, que é subordinado e amigo do grande Orisá Oloroke e de Sango.

A saudação de Ibualama: ARÁ UNSÊ IBU ALAMA!
Suas cantigas são em Batá e Ijesá.

Asé!

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