sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O VELHO IBUALAMA.



Primeiro de tudo, vamos esclarecer que não existe nenhum Orisá chamado "Oxóssi Ibualamo", o nome correto é ERINLÉ IBÚ ALÂMA, e como diz o nome se trata de Erinlé e não de Oxóssi.

Erinlé tem muitas qualidades. A palavra IBÚ Significa "submerso" e se refere a Erinlé ser um orisá patrono de um rio, ODÔ ERINLÉ. Veja as qualidades desse Orisá:

*IBÚ ALÂMA
*IBÚ OJOTÚ 
*IBÚ OWALÁ
*IBÚ ABATAN
*IBÚ MOKÍN
*IBÚ ONDÚN
*IBÚ ANÚ 
*IBÚ ASÚN NÀRA
*IBÚ ABADI
*IBÚ IJESÁ 
*IBÚ PAKOLO
*IBÚ IBUSAYN
*IBÚ AGBANDADÁ 
*IBÚ ELEYÉ 
*IBÚ APANLÁ 
*IBÚ OTIN

Inle não é qualidade e sim uma corruptela do nome Erinlé.

IBUALAMA é a fase onde Erinlé ja não caça mais, ele ja esta velho e vive a se alto flagelar com seu chicote Bilála. Ibualama ostenta o orgulho de seus dois filhos ja serem adultos e bravos guerreiros e caçadores, são OLOGUNEDÉ e YABÁ OTIN.

Ibualama não usa ofá, mas carrega uma lança afiada.

Ibualama se veste unica e exclusivamente de Branco, assim como o seu pai Orisá Okô.
É ligado a Osun Ipondá ,Yabá Abatan, Yemonja Assesun e a muitos Orisás.

Se conta que Erinlé sofreu uma injustiça em vida e então por sofrer uma grande desilusão, ele se transforma em rio, no fundo do rio volta a ser humano e então se flagela com seu chicote para afastar a amargura de ter sido injustiçado. 
Ibualama vive na parte funda e escura do rio, onde os homens não mergulham, pois sabem que Ibualama puxa e afoga quem invade suas águas.

A árvore jaqueira é tão importante em seu culto quanto no culto de Oxóssi, pois ambos seriam filhos de Ya Bambá.

Ibualama é Orisá da nação Efon e no candomblé Ketu foi tão descaracterizado que se tornou apenas um caminho de Oxóssi, mas ele no Efon ainda é o grande Odé da cidade de Ilobú, que é subordinado e amigo do grande Orisá Oloroke e de Sango.

A saudação de Ibualama: ARÁ UNSÊ IBU ALAMA!
Suas cantigas são em Batá e Ijesá.

Asé!

6 comentários:

Unknown disse...

Esse é o grande homem de minha vida amo mais que tudo nessa vida okeokim dum
Odé grande guardião de minha vida


Unknown disse...

Meu pai meu Rei senhor da minhã vir do meu destino

Unknown disse...

Simplesmente ...AMO!

Unknown disse...

Òké Aro!!! Arolé! sro dono do meu ori...😄

Unknown disse...

Meu orixá de cabeça só tenho que agradecer lindo de se vê Oke Aro.

Unknown disse...

Oke aro ibo meu Rey

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas