sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

OSAYN.


Osayin é o Orisá das folhas sagradas(Ewe), ervas medicinais e litúrgicas, identificado no jogo do merindilogun pelo odu iká e representado material e imaterialmente pela cultura Jeje-Nago, através do assentamento sagrado denominado igba ossaim. Sua importância é primordial. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência. O seu sacerdote é o Babá Olosayin. 

É o detentor do axé (força, poder, vitalidade), de que nem mesmo os Orixás podem privar-se. Esse axé encontra-se em folhas e ervas específicas. O nome dessas folhas e o seu emprego é a parte mais secreta do ritual do culto dos Orixá, Vodun e Inkice. O símbolo de Osayin é uma haste de ferro de cuja extremidade superior partem sete pontas dirigidas para o alto. A do centro é encimada pela imagem de um pássaro. Osayin é o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Osayin traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.

Osayin - escultura de Carybé em madeira, em exposição no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain (como se escreve habitualmente), ou (como é chamado na Umbanda) Ossanha que é o Orixá das ervas, no candomblé Jeje é chamado de Agué é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas, no Candomblé Bantu é chamado de Katendê, Senhor das insabas (folhas).  Ossaniyn, Oxumarê e Obaluayê são filhos de Nanã com Oxalá. Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, chamadas de folha sagrada, que são utilizadas numa mistura especial chamada de abô. Muitas vezes, é representado com uma única perna. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível. 
Ferramenta: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.

Cores: Verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação. Fio-de-contas verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde. Animais: Bode e galo, entre outros.
 Folhas: arrozinho, aroeira comum, agave, aridan, araçazeiro, baunilhade nicuri, brio de estudante, barba de S.Pedro, carobinha do campo, cipó chumbo, cenoura, chapéu de napoleão, cacaueiro,couve, erva vintém, erva andorinha, guaco, imbaúba, ingá, jequiriti, limão, jarrinha, jureminha, junquinho, jurema preta, jurubeba, losna selvagem, lágrimas de nossa senhora,mandacaru, mamona vermelha, nóz de cola, orobô, pepino,pindaíba, pitangueira, palmatória de exu, repolho, olho de boi,sapê, trombeta roxa, tiririca, tamba-tajá, maçã. Na verdade todas as folhas pertence a esse grande Orixá.
Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras. !


Itan de Osayin: Osayin recebera de Olodumare o segredo das folhas. Ossayin sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes. Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta. Eles dependiam de Osayin para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas. Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e impetuoso, irritado por esta desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar Osayin a propriedade das folhas. Falou dos planos à sua esposa Iansã, explicou-lhe que, em certos dias, Osayin pendurava, num galho de Iroko, uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. --Desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias, disse-lhe Xangô. Iansã aceitou a missão com muito gosto. O vento soprou a grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram. Os orixás se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Osayin permaneceu "senhor do segredo" de suas virtudes e das palavras que devem ser pronunciadas para provocar sua ação. E assim, continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto, graças ao poder (axé) que possui sobre elas. Òsányìn! Nkò da se, Eléwé me dà se, Baba aròni me dà se, Wa fún mi. Eléwé wá fun mi, l’àse o. Òsányìn wá fun mi, l’àse o. Mé dà se. Òsányìn mé dà se. Ossain, não faço nada sozinho. Ó senhor das folhas, ó Pai Aròni, não faço nada sozinho. Venha me dar, ó senhor das folhas, venha me dar axé. Ossain, venha me dar axé Não faço nada sozinho. Ossain, não faço nada sozinho.

A Osanyin é realizado um dos rituais mais importantes do culto Afro-brasileiro a Sasayin.


Qualidades de Osayin:
 Agué - Usa roupas e contas verde rajado de branco. Come com Hongolo e Matamba.

Mokossu - Um tipo velho, vive escondido no mato, fuma muito e bebe com abundância. Tem caminhos com Esù.

Gayaku - É novo, muito vivo, só vive em cima das árvores, nunca aparece nos lugares habitados. Come com Mutakalambô e aparece na roda do pade.

Agbenigi - É velho, grande feiticeiro, dono do pássaro sagrado e o único que chega bem perto das Iya Mi Oxorongá. Dono absoluto do poder das ervas. Come diretamente com Esù.

Arony - Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de Agbenigi, é o mais terrível, fumando seu cachimbo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.

Birigã - Tem fundamento com Oxossi Ibô. Fica no tempo.  

Atulá - Tem fundamento com Oxalá.  
Aroni - mais velho – forma enrugado (sua cor verde)

Serebuá - quem guarda os segredos mágicos das folhas, ele quem recebeu o encanto

Modum
 - velho feiticeiro, quem conhece e fala com as arvores e os antigos moradores encantados das matas mágicas.
Catendê - é uma qualidade de ossain na angola.

Osanyin, filho de Nanã e irmão de Oxumarê, Ewa e Obaluaê, era o senhor da folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e o mistério da vida. Todos o orixás recorriam a Ossaim para curar qualquer moléstia, qualquer mal do corpo. Todos dependiam de Ossaim na luta contra a doença. Todos iam à casa de Ossaim oferecer seus sacrifícios. Em troca Ossaim lhes dava preparados mágicos: banhos, chás, infusões, pomadas, abo, beberagens. Curava as dores, as feridas, os sangramentos; as desinteiras, os inchaços e fraturas; curava as pestes, febres, órgãos corrompidos; limpava a pele purulenta e o sangue pisado; livrava o corpo de todos os males. Um dia Xangô, que era o deus da justiça, julgou que todo os orixás deveriam compartilhar o poder de Ossaim, conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura. Xangô sentenciou que Ossaim dividisse suas folhas com os outros orixás. Mas Ossaim negou-se dividir suas folhas com os outros orixás. Xangô então ordenou que Iansã soltasse o vento e trouxesse ao seu palácio todas as folhas das matas de Ossaim par que fossem distribuídas ao orixás. Iansã fez o que Xangô determinara. Gerou um furacão que derrubou as folhas das plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Xangô. Ossaim percebeu o que estava acontecendo e gritou: ”Euê uassá!” “As folhas funcionam!” Ossaim ordenou que as folhas voltassem às suas matas e as folhas obedeceram às ordens de Ossaim. Quase todas as folhas retornaram para Ossaim. As que já estavamem poder de Xangôperderam o axé, perderam o poder de cura. O orixá-rei, que era um orixá justo, admitiu a vitória de Ossaim. Entendeu que o poder das folhas devia ser exclusivo de Ossaim e que assim devia permanecer através dos séculos. Ossaim, contudo, deu uma folha a cada orixá, deu uma euê pra cada um deles. Cada folha com seus axés e seus ofós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais a folhas não funcionam. Ossaim distribuiu as folhas aos orixás para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as ervas, mas os segredos mais profundos ele guardou para si. Ossaim não conta seus segredos para ninguém, Ossaim nem mesmo fala. Fala por ele seu criado Aroni. Os orixás ficaram gratos a Ossaim e sempre o reverenciam quando usam as folhas.

Arquétipo: É difícil encontrar um filho/filha de Ossaim. Seus filhos(as) são pessoas engraçadas, risonhas, alegres e obstinadas. Quando querem, vão e fazem. Podem se tornar violentos e perigosos se estão insatisfeitos ou raivosos. Sabem conquistar as pessoas e adoram aventuras amorosas. São pacientes quando amam e fazem de tudo para a relação durar. Trabalham demais para conseguir estabilidade e independência. 

Sango foi o primeiro discípulo de Orunmilá. Foi ele o primeiro a saber adivinhar Ifá.
Então Orunmilá, Obatalá, e Sango sabiam ler o destino.
Em Iraó também havia um homem poderoso que não rendia homenagens a Orunmilá e seus discípulos, seu nome era Osayn. 
Osayn era mais sábio e mais poderoso de Orunmilá, ele era chamado "Oní Isegùn" o grande médico, sabia de todo o poder da floresta e sabia ler as estrelas e as nuvens, era um grande feiticeiro que era reverenciado por reis e rainhas.
Orunmilá não aceitava isso, que Osayn fosse mais sábio que ele, e então pediu a Sango que destruísse Osayn.
Osayn sentiu que estava em perigo, mas saber quem o ameaçava ele estava indefeso.
Um dia Osayn subiu a montanha de Iraó para colher ervas e então Sango atirou raios nesta direção. 
Osayn foi atingido, perdeu uma perna, um braço e feriu um olho.
Ao olhar para o céu ele viu Sango e então descobriu em fim quem são seus inimigos.
Osayn se recuperou, hoje é perfeito, tem todos os membros, mas dança pulando em um pé so para lembrar a covardia que fizeram com ele.
Sango e Orunmilá nao puderam matar Osayn.
Osayn é o dono das Folhas e das ervas.
 
Ewe! 





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