Esta passagem de Yemonja tem um tratamento diferente das demais.
Yemonja Awoyo, Oyô, Owô tem um culto forte na Santeria mas no candomblé são poucas casas que a cultuam.
É assentada em Barro (no candomblé a colocam em louça por haver o habito de atribuir louça a todas Yemonja) e vão itens específicos que diferenciam a Yabá das demais.
É assentada em Barro (no candomblé a colocam em louça por haver o habito de atribuir louça a todas Yemonja) e vão itens específicos que diferenciam a Yabá das demais.
Esta Yemonja caminha com os Orisás Osumarê e Sango.
Osumarê tem presença constante em suas lendas se dizendo que a coroa que ela usa como rainha do mar é na verdade o Arco-íris de Osumarê.
Foi a primeira a nascer de Olokun.
No Brasil as qualidades de Yemonja usam sempre branco e tons claros de azul e verde, porém esta Yemonja pode usar tecidos coloridos e estampados, ela é ligada aos corais, então aquelas cores fortes e mistas casam bem com seu Asé, inclusive se fala que ela usava sete finos tecidos atados a cintura e por isso em cuba dizem que Yemonja Awoyô se veste com sete saias.
Esta Yemonja é velha mas guerreira, ela é rica e cultuada como Orisá de prosperidade.
É altiva, demonstra ser uma real Rainha Africana, se apresenta com boa postura.
Por ser agitada algumas de suas cantigas foram adaptadas para o ritmo alujá no candomblé.
É altiva, demonstra ser uma real Rainha Africana, se apresenta com boa postura.
Por ser agitada algumas de suas cantigas foram adaptadas para o ritmo alujá no candomblé.
Odoya!
Nenhum comentário:
Postar um comentário